domingo, 1 de setembro de 2013

Os Três Grandes Ensinos Fundamentais

Tr?s Grandes Ensinos Fundamentais (sandai hiho)
Tr?s Grandes Ensinos Fundamentais (sandai hiho) (1)
(Brasil Seikyo, edi??o n? 1700, 17/05/2003, p?gina A5.)


Os Tr?s Grandes Ensinos Fundamentais (ou Leis Secretas) constituem o n?cleo e a ess?ncia do Budismo de Nitiren Daishonin por revelarem de forma expl?cita a Lei M?stica (lei universal e eterna), possibilitando todas as pessoas dos ?ltimos Dias da Lei atingir a ilumina??o. 

Na escritura “Resposta a Shijo Kingo”, Nitiren Daishonin afirma: “Agora, o ensino que Nitiren est? propagando pode parecer limitado mas ?, na realidade, imensamente profundo. Isso ? verdade porque ele se aprofunda mais que os ensinos expostos por Tien’tai e Dengyo. Ele revela as tr?s coisas importantes contidas no cap?tulo Juryo (Revela??o da Vida Eterna do Buda) do ensino essencial. Praticar simplesmente os sete caracteres do Nam-myoho-rengue-kyo pode parecer limitado, mas como essa lei ? a mestra de todos os budas do passado, presente e futuro, a mestra de todos os bodhisattvas do Universo e o guia que possibilita a todos atingirem o estado de Buda, sua pr?tica ? imensamente profunda.” (As Escrituras de Nitiren Daishonin [END], vol. 1, p?g. 268.)

Nessa passagem, Nitiren esclarece que ele ? o Buda dotado das tr?s virtudes de soberano, mestre e pais que conduz toda a humanidade ? ilumina??o. Revelou sobre os Tr?s Grandes Ensinos Fundamentais que guardava em seu cora??o, elucidando que a pr?tica do budismo consiste essencialmente em ter f? no Gohonzon e recitar o Nam-myoho-rengue-kyo. Ressalta ainda que a causa fundamental para atingir o estado de felicidade absoluta ? por meio da Lei suprema.

A lei universal e eterna refere-se ao Objeto de Devo??o, ? ora??o e ao local de consagra??o do Verdadeiro Budismo. S?o conhecidos como “secretos” pela tradu??o literal do termo japon?s sandai hiho (san = tr?s, dai = grande, hi = secreto, h? = lei ou ensino), cujo significado ? no sentido de “fundamental” e n?o na forma literal, pelas raz?es conforme segue:

1) Esse ensino foi mencionado somente indiretamente nos textos do 16o cap?tulo Juryo (Revela??o da Vida Eterna do Buda) do Sutra de L?tus (ensino superior do Buda Sakyamuni).

2) Foi exposto indiretamente por ser um ensino a ser propagado somente nos ?ltimos Dias da Lei (terceiro mil?nio ap?s a morte de Sakyamuni e eras subseq?entes).

3) Pelo mesmo motivo, n?o foi divulgado pelos sucessores de Sakyamuni na ?ndia e na China, apesar de conhecerem-no.

4) Foi revelado somente por Nitiren Daishonin, o Buda Original dos ?ltimos Dias da Lei, por ser o Buda possuidor da miss?o de conduzir as pessoas dos ?ltimos Dias da Lei ? felicidade absoluta.

5) ? tamb?m chamado de “secreto” por ser um ensino que transcende a compreens?o das pessoas em geral.

Na Prele??o dos Cap?tulos Hoben e Juryo, o presidente Ikeda declara: “N?s, que vivemos com base na eterna Lei Mist?ca, conduzimos uma exist?ncia de tranq?ilidade, alegria e satisfa??o eterna. Com um estado de vida de absoluta liberdade como se estiv?ssemos viajando livremente pelo espa?o infinito do Universo, podemos avan?ar ao longo do grande caminho da felicidade. O cap?tulo Juryo revela, portanto, o ensino secreto que nos possibilita experimentar a suprema alegria tanto na vida como na morte.” (P?g. 140.)

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